quinta-feira, 6 de dezembro de 2012




MOVIMENTO MOSAICO DAS RUAS VISITA A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL  DO RJ .

A  Subsecretária Mônica Blum e o  o Presidente do Conselho Municipal de Assistencia Social Sr.Marco Cruzeiro  respondem.

1-MR-Por que a SMAS defende o recolhimento   compulsório.
  
 Resp. Mônica Blum: Acolhimento compulsório de crianças e adolescentes:desde Maio de 2011com garantia de Direito estabelecido no ECA.Cabe o Poder Público intervir com Politicas Públicas,inclusive nos casos de violação de Direitos.

Para Adultos não é Abrigo Compulsório e sim internação que pode ser:
Compulsória/  Justiça
Involuntária/Ato Médico e
Voluntária.

A saúde é quem vai traçar a execução da Política cabendo a SMAS acompanhar
para reinserção social.

2-MR-O que a secretaria Municipal de Assitencia Social tem a dizer sobre o uso  de armas de choque aos usuários de CRACK?

Resp.Mônica Blum: "Armas de Choque acontecerá com as forças  armadas combatendo o tráfico de drogas e não usuários.A SMAS não entrará neste contexto.A Força Armada sem vínculo com a Secretaria Municipal de Assitencia Social."

3-A situação do usuário de crack e de outras drogas segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde) tem a dependência química como uma doença.Há algum tipo de dialogo entre a SMAS e a SMDSDC (Secretária Municipal de Saúde e Defesa Civil)com relação a trabalho e investimentos...

Resp-SR.Marco Cruzeiro :"Os recursos do Programa "Crack é Possível Vencer"envolvem ações de Segurança Pública de Saúde Pública e de Assistência Social."

4-Como o Conselho Municipal de Assitencia Social entende a atuação dos Movimentos Sociais?

R-SR.Marco Cruzeiro :"Os usuários são peça fundamental no Controle Social ,o CNAS    inclusive aponta para a necessária inclusão de usuários dos serviços nos mecanismos de exercício do Controle social,Conselhos e conferências.E a valorização das manifestações dos usuarios  nestas instancias é um desafio para o fortalecimento da gestão do SUAS" (Sistema Único de Assistencia Social).
                                         
                                        
                                   O P I N I Ã O

  1. Que todos possam ter o direito a se manifestar de forma a contribuir para a construção democratica da politica publica envolvendo o poder publico e a sociedade civil,conforme nos garante a constituição o direito de sermos ouvidos,de participar de forma critica e propositiva. 
          Mosaico das Ruas/Movimento pela Vida .

Nenhum comentário: