sábado, 17 de agosto de 2013

Papo de Rua

                               
                                           Papo de Rua 
              

A roda de conversa denominada Papo de Rua,aconteceu nesta quinta-feira dia 15/08 as 15:00hs no Espaço do Centro Cultural, Helio Oiticica no centro da cidade.
O assunto: Abrigo Rio Acolhedor mais conhecido como "abrigo de antares ou abrigo de paciência" e que tem gerado muitas discussões. Para esse encontro o Coordenador do abrigo Sr. Nascimento e os usuários foram convidados pessoalmente através do Movimento Mosaico das Ruas. O Sr Nascimento aceitou o convite ressaltando que se é preciso saber fazer criticas, e que não tem medo de criticas, mas é preciso também saber propor. Em um  amplo auditório os usuários foram chamados e convidados pelo movimento e esclarecido qual  a proposta do movimento saber se posicionar com criticas e propostas de forma que venha trazer melhorias para um maior número de pessoas. Não somos rebeldes sem causa, nem movimento de oba!oba!Mas estamos em uma democracia e o direito se constrói. Foi um momento especial pois a recusa seria um retrocesso neste entendimento  essa etapa temos como uma grande vitoria.       
Um grito preso na garganta,uma dor,uma proposta de vida,não pode ficar sem ser ouvida.Somos humanos,precisamos uns dos outros,uns mais dependentes mas cada um com sua parcela de contribuição,entre direitos e deveres.
O Subsecretário Rodrigo Abel, estava presente ao evento,co-responsável pela abertura do diálogo entre a secretaria e os usuários através do movimento social. 
Papo de Rua -Nasceu desse entendimento entre a SMDS e o Movimento de Pop.em Vulnerabilidade Social (Mosaico das Ruas) com objetivo: fortalecer o diálogo e o contato direto entre usuários  e os gestores da politica sócio-assistencial,demos um grande passo,exercendo de fato o protagonismo conforme é o nosso direito.Muito tempo se passou nós dividimos esta vitória com todos que somaram esforços,para começar a construir uma nova realidade com mais dialogo, dignidade e respeito.Dentre os assuntos abordados,o que falou mais alto foi a necessidade do usuário participar tomando decisões que ele mesmo julgue necessário falar,compartilhar,ou mudar quando  sentir-se oprimido,através da criação de lideranças dentro do próprio equipamento,certos que temos que estarmos atentos as demandas e as realizações,mas que precisamos também saber valorizar quando há avanço ao encontro de um entendimento e este é um momento que temos que valorizar DAR VOZ E VEZ A QUEM PRECISA.!Politica sem participação da sociedade ou Movimento social é vazia.         

Parabéns pela Coragem!

Wanderson,Felipe,Rosenberg,Jacinta,Paulo,João,Júlio,Francisco,PauloVitor,Uelington,
Rafel,Anderson,Marcus,Natalina,Vladimir,Walter,Josimar,Raimundo,Felipe,Marcos,
Adenilson,Matheus,Maria,Vanessa,AnaPaulaRafael,Nilton,Anamaria,Carlos,José,
Francisco,JoséAlcenir,Edivaldo,Pedro,Wilson,Talita,Henrique,Natalino,Anderson,
Eliana....
Representações:Equipe Rio acolhedor com o Coordenador do abrigo Sr.Nascimento,
Técnica da Secretaria Nacional de direitos Humanos Rosimeire Barbosa,
Ministério Publico vara de infância Promotora Ana  Cristina , 
Equipe Smds,Movimento Mosaico das Ruas,
Participação Grupo Cultural :Herculano,Thiago Catarino,Josemar e Adriano.
Sonorização:Elcio.
    
                                        Opinião

A Roda de Conversa "Papo de Rua" vai de encontro ao protagonismo,pois é legitimo que o usuário participe de forma especial em todas as instâncias como peça fundamental  da construção da politica e da avaliação dos serviços da assistência social.
O individuo se desenvolve através da manifestação e prática de sua cidadania.Não podemos calar,sufocar,apenas por achar que temos mais conhecimento.É preciso ouvi-los de verdade sem hipocrisia ou preconceito e saber da importância em aprender a traduzir as demandas colocando os serviços de forma prática e digna,pois é uma troca e aprendizado constante.Nosso interesse é que o diálogo se fortaleça,é preciso se ter consciência do que se entende por direito,do que se entende por dignidade,do que se entende por respeito.Somos contra a institucionalização da miséria.Todos querem solução e essa objetividade vem com aquele que esta sentindo a dor.O Movimento tem o direito de conversar com todos ,mesmo  que contrarie a vontade de alguns,que julgam,atacam,faz palanque mas não dialogam , precisamos interroper este ciclo com ações propositivas e não demagogicas por  aqueles que sempre nos negaram  nos  dar visibilidade e voz      
Acesso:www.movimentomosaicodasruas.blogspot.com.br
http://www.rio.rj.gov.br/web/smds  ( LINK SMDS)·     

Nenhum comentário: