terça-feira, 18 de junho de 2013

GT DE SAÚDE QUER FAZER GUIA DE SERVIÇOS PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA (EM VULNERABILIDADE SOCIAL )

Em reunião realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde,na rua México,120 às 10:00h de hoje 18/06/2013.          

 A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, através de parceria firmada com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEA), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, está trabalhando a proposta de elaboração de um “Guia” de serviços para a população em situação de rua do Rio de Janeiro, com o intuito de promover os direitos humanos dessas pessoas por meio do acesso à políticas públicas brasileiras.
Rosimeire Barbosa,técnica da Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República,foi convidada pelo GTI  da Secretária Estadual de Saude para esta reunião com o objetivo de cooperar com este trabalho.
Rosimeire perguntou sobre os desafios concretos da conjuntura do Rio de Janeiro.
A assistente Social Maira - Respondeu " que o recolhimento truculento está fora de nossa política e que houve agora uma tentativa de mudar essa realidade.durante uma reunião da comissão para a pop.em situação de rua na Camara Municipal do Rio, Onde o Subsecretário  Rodrigo Abel,apresentou a proposta para a população em situação de rua,que nos impressionou, ao  falar que não é uma política pessoal,mas uma política de governo,apresentando um plano intitulado"população de Rua 2013 UM DIREITO À CIDADE".
Houve também uma sugestão nesta mesma reunião,a qual foi acatada pelo Subsecretário de Assistência Social Rodrigo Abel,a de se colocar identificação grande nos educadores,na fala feita por um dos integrantes do Mov.de Pop.em Sit.de Rua(Mosaico das Ruas) finalizou.Maira."
                                               


OPINIÃO 
Guia de serviços:

O bom serviço começa pela aproximação.
AS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NÃO ACEITAM: 
Palavras como:"Recolhimento,abordagem, morador de rua etc.Elas teem que ser banidas da nossa linguagem.
precisam sim!
*DE acolhimento
*DE aproximação,por uma equipe multidisciplinar ,ou por agente social "é mais civilizado".Pois,"RUA NUNCA FOI MORADIA"!Moradia:pressupõe lugar privativo que não se possa violar, um endereço,uma referência fixa,onde a pessoa possa se organizar. Estaõ sim desabrigados por algum motivo,e o estigma,o preconceito começa por uma linguagem ou postura não adequada usada para com essas pessoas. PEDIMOS AO CNAS QUE REVEJA COM CARINHO A RETIRADA URGENTE DESTES TERMOS,e um trabalho junto a mídia é essencial  pois ela pode reforçar o estigma,quando cria ou divulga uma linguagem não apropriada.   

ABORDAGEM:Este termo tem outros significados,mas para o trato com a pop.em vulnerabilidade não contribui.é um termo um tanto policialesco,que lembra mas uma  ação da polícia, quando aborda pessoas em atitude suspeita ( bandidos).E a principio  esta não deve ser a proposta nem o papel de uma ação da Assistencia Socia.Até porque bandido
pode existir em toda parte,! segurança sim! deve ser  ostensiva a todos,e em toda a cidade , o que não pode haver é justificativa para ações diferenciadas em relação a condição social ou para uma ação exagerada.      
PRECISMOS AVANÇAR EM SERVIÇOS DE REFERENCIA= SERVIÇOS DE QUALIDADE!
www.movimentomosaicodasruas.blogspot.com.br

Nenhum comentário: